fevereiro 23, 2020
E-commerce brasileiro cresce 16,3% e fatura mais de R$ 60 bi em 2019.
Número foi impulsionado pela breve retomada da economia e também pelo fortalecimento do comércio eletrônico no Brasil.
O comércio eletrônico brasileiro registrou alta de 16,3% no ano passado, com faturamento de R$ 61,9 bilhões. Em 2018, as vendas nas lojas online acumularam R$ 53,2 bilhões. O número foi impulsionado pela breve retomada da economia e também pelo fortalecimento do comércio eletrônico no Brasil.
Segundo a Ebit|Nielsen, referência em análises do comércio eletrônico no país, o número de pedidos no ano também foi maior que no ano anterior. Foram 148,4 milhões de compras em 2019. Já em 2018, o número de pedidos foi de 122,7 milhões.
Mas se o faturamento e os pedidos aumentaram, o valor médio do ticket foi menor: de R$434 para R$417, queda de 3,9%. Esse movimento pode ser verificado nos dias do evento da última edição da Black Friday, quando as vendas aumentaram, porém o valor médio de desembolso foi menor na comparação com 2018.
Lojas Online Responsivas, mais da metade dos pedidos são realizados em dispositivos móveis.
Os relatórios da Ebit|Nielsen, também apontam a tendência de aumento do volume de compras via internet pelo canal mobile, durante a Black Friday, por exemplo, 55% dos pedidos foram realizados por meio de celulares e tablets.
Vale destacar que esse crescimento no e-commerce deve se manter em 2020, com uma expectativa de faturamento de R$ 74 bilhões, puxado pela entrada de novos players, principalmente do setor de Alimentos e Bebidas.