maio 23, 2022
Confira dicas para vender na internet
Da acessibilidade do site à entrega acertada, confira o que fazer – e o que não fazer – para obter sucesso no comércio online.
Para vender na internet, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente, mas para alcançar sucesso é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital, caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.
Pensando nisso, nosso time selecionou algumas dicas de sucesso para vender na internet. Confira!
Esteja preparado! O que está por trás de uma loja virtual?
Antes de partir para o desenvolvimento do seu negócio online, é preciso entender: quais investimentos são necessários, quais serão seus parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será sua estratégia de marketing. Uma excelente ferramenta é elaborar um Plano de Negócios.
Tenha um Site ou Loja Virtual 100% funcional.
O cliente precisa encontrar com facilidade as informações na sua loja online ou site, caso contrário ele desistirá e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas ou mal otimizadas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
Ande na linha, a internet nunca esquece!
Nunca prometa o que não se pode cumprir e não deixe o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre! Esses problemas podem gerar avaliações negativas que deverão ser respondidas e usadas para melhorar a experiência do usuário com o seu negócio. Além disso essas avaliações ficarão disponíveis na internet e novos usuários a usarão para avaliar se farão ou não negócio com você. Com relação as lojas online, os termos legais devem estar alinhados às regras obrigatórias para funcionamento.
Ofereça multicanais ao cliente.
Como não existe contato físico na compra pela web, é necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
Quer vender? Anuncie!
Comece fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Existem inúmeras maneiras de fazer anúncios para seu site ou loja virtual: através de links patrocinados (destaque-se nos mecanismos de busca como Google) ou pelas mídias sociais. Em todos esses formatos de anúncio, é comum pagar por clique (PPC).
Invista em SEO (Search Engine Optimization).
Com a Otimização para Mecanismos de Buscas o conteúdo do seu Site ou Loja Virtual ficará em destaque nos motores de busca. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto. Desenvolva um excelente título de produto, uma descrição rica de informações e publique fotos excelentes, isso vai lhe ajudar com várias palavras chaves além de ajudar os clientes a tomarem a decisão de comprar. Em algumas ferramentas existe a possibilidade de configurar um meta título (meta title), uma meta descrição (meta description) e um link, dedique um tempo para configurá-los e tome muito cuidado com a quantidade de caracteres! Isso ajudará você controlar como seu conteúdo irá aparecer nas ferramentas de busca. Vale apena também o empreendedor digital pesquisar e se aprofundar sobre esse assunto.
Tenha um site ou loja virtual seguro.
Com uma pesquisa rápida, o empreendedor consegue uma infinidade de conteúdos com históricos de invasões das ferramentas e hospedagens, além disso existem diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
Invista na gestão do negócio.
A parte de trás do balcão (Back Office) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado. Um bom Back Office de loja virtual inclui nativamente funções para logística, gerenciamento de pedidos e clientes, estoque e relatórios.